Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Voltar

 

PROJETOS EM ANDAMENTO

 

I. Projeto para redesign do espaço físico da JFCE em Maracanaú


A JFCE participou do HubJus 2021.1, um Programa de Inovação para o Poder Judiciário, juntamente com Seções Judiciárias de todo o Brasil. Considerando o novo contexto de prestação de serviços judiciários no pós-pandemia, na perspectiva do trabalho híbrido (remoto e presencial), a equipe da JFCE elaborou projeto-piloto de reestruturação do espaço físico da Subseção de Maracanaú/CE, englobando salas multifuncionais - na perspectiva de versatilidade dos espaços, espaços de coworking, ambientes de descompressão e células/cápsulas de inclusão digital - para favorecer a integração das pessoas sem disponibilidade de Internet, viabilizando o acesso à Justiça digital.


A iniciativa trata-se de um projeto regional, de responsabilidade do Inovajus - Laboratório de Inovação da JFCE - no âmbito da rede regional de inovação, instituída pelo Ato n.º 156/2021 da Presidência do TRF5.


II. Mandado Cidadão


Também houve participação da JFCE na 2ª edição do HubJus 2021. A equipe elaborou o projeto piloto denominado “Mandado Cidadão”, cuja proposta é alterar o layout dos mandados judiciais, através da utilização de linguagem simples, associada ao uso das técnicas do visual law, ou linguagem visual, a qual agrega elementos visuais para tornar o Direito mais claro e compreensível ao usuário do sistema de justiça.


Essa nova forma de comunicar o direito também pretende promover intervenções brandas, intituladas nudges, no comportamento do jurisdicionado que o incentive a tomar melhores decisões, bem como a ter atitudes colaborativas e conciliatórias, quando assim for permitido.


Deste modo, a iniciativa pretende demonstrar que a Justiça Federal do Ceará pode adotar uma linguagem empática, eficiente nos mandados judiciais, com foco no jurisdicionado, ressignificando, aproximando e horizontalizando a relação da Justiça com o cidadão, fazendo valer, no sentido amplo, o princípio constitucional do acesso à justiça.


III. Banco de Talentos Dinâmico


A fim de reunir informações pessoais e profissionais de servidores, para, assim, aperfeiçoar o processo seletivo dos que ocuparão funções específicas, a JFCE criará, com o envolvimento da Comissão de Participação Feminina, um Banco de Talentos Dinâmico, que se estenderá ao TRF5 e às seções judiciárias. O objetivo é que a ferramenta sirva para catalogar as competências, conhecimentos técnicos, habilidades e preferências das(os) servidoras(es) e magistradas(os), fornecendo, por meio de inteligência artificial, sugestões de pessoas adequadas, conforme o perfil e a representatividade, para o desempenho de determinadas atribuições, como participação em grupos de trabalho e comissões e ocupação de funções comissionadas. A iniciativa conta com desenvolvedores do projeto de residência em TI, fruto de parceria entre a rede de inovação da 5ª Região e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


IV. Talks de Inovação


Série de debates sobre temas relacionados à inovação, tecnologia e outras temáticas contemporâneas, em formato interativo e descontraído. A primeira edição, realizada em 2021, abordou as perspectivas do trabalho híbrido e como as organizações devem se adaptar à lógica “remote first”. O programa retomará em março, com debate sobre o tema “linguagem simples” (ver abaixo).


V. Linguagem simples


Em parceria com o Laboratório Íris, o Inovajus acompanhará oficinas para a difusão da linguagem simples na 5ª Região, com elaboração de produtos, tanto na área meio, como na área fim, que propiciem maior clareza na comunicação com o público-alvo. O projeto iniciará com as equipes da área de Comunicação Social do TRF5 e seções judiciárias, expandindo-se gradualmente para outras unidades administrativas e jurisdicionais. Uma palestra/debate para a sensibilização sobre o tema, aberta à comunidade em geral, será o ponto de partida e está agendada para o mês de março vindouro, dentro do programa Talks de Inovação.


                                                             PROJETOS FINALIZADOS

I. Pesquisa de opinião


O Laboratório de Inovação da Justiça Federal no Ceará, Inovajus, foi lançado em mar/19 para fomentar a criatividade e inovação. No evento, criou-se o projeto "Você Gestor", com o objetivo de instigar todos os servidores da JFCE a apresentarem ideias para a organização.


A ideia vencedora foi a "criação de mecanismo para coleta de opinião dos usuários da JFCE sobre o serviço/atendimento aqui recebidos", proposta pela servidora Emanuela Silva Ribeiro, responsável pela Seção de Comunicação Social.


Para desenvolver a proposta, criou-se um grupo de trabalho multidisciplinar, conforme PA n.º 0004708-48.2019.4.05.7600, que passou a se reunir no Inovajus, utilizando ferramentas como design thinking, brainstorming etc.

Top

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.