Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

A intenção é reduzir custos de forma responsável

Contribuindo com o meio ambiente e garantindo economicidade de energia nas edificações públicas, a Justiça Federal no Ceará (JFCE) realiza a troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED nos prédios de sua Sede, no Centro de Fortaleza, e Aldeota. A iniciativa segue um dos temas do Plano de Logística Sustentável (PLS) - energia -, da Seção Judiciária do Ceará (SJCE), e prevê a redução de mais de 30% dos gastos totais com energia nesses prédios.

JFCE substitue lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED

Atualmente, 40% dos gastos com energia, por mês, na Sede da JFCE são com iluminação. Para minimizar esse percentual foram investidos R$ 520.000,00. Espera-se um retorno desse investimento dentro de um ano e meio, com uma economia de cerca de R$ 690.000,00. Gastos com manutenção também deverão diminuir, levando-se em consideração a vida útil das lâmpadas de LED (11 anos) e a garantia de três anos contra defeitos de fabricação, cobertos pelo fabricante.

De acordo com o técnico judiciário da Seção de Licitações da JFCE, Robson Gomes, fiscal do contrato, a ação, que teve início no final de 2017, atende a duas vertentes: eficiência energética (consumo) e sustentabilidade (resíduos). "As lâmpadas fluorescentes são devidamente coletadas, descontaminadas e recicladas por empresa credenciada pela Secretaria de Meio Ambiente do município", observa Robson Gomes, que também é engenheiro civil. A intenção é realizar a troca de mais de oito mil lâmpadas até o final de fevereiro e, posteriormente, estender a ação às demais subseções do Ceará.

Qualidade de vida e responsabilidade socioambiental

O supervisor da Seção de Licitações, Elias José de Souza, avaliou todas as possibilidades de ganhos com a substituição das lâmpadas:

"O contrato em questão apresenta aspectos positivos em várias vertentes. Na seara econômica, pela diminuição da despesa pública da SJCE com energia elétrica nos prédios onde foram instaladas as lâmpadas com a nova tecnologia. No viés ecológico, pela redução de consumo de água e diminuição da emissão de CO2 (gás carbônico) na atmosfera. No parâmetro da segurança, com a diminuição da sobrecarga na estrutura do prédio, pelo desuso de reatores muito antigos, que apresentavam peso excessivo e geração de calor em altas temperaturas. E no prisma da Medicina do Trabalho, com a adequação correta da iluminância às atividades dos diversos setores, proporcionando um melhor conforto no labor desenvolvido pelos Magistrados, servidores, terceirizados e estagiários."

Tenico judiciario Robson Gomes e o supervisor de Licitaçoes Elias Jose de Souza LED 1 

A preocupação com a responsabilidade socioambiental é um atributo de valor judiciário previsto na Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 198/2014 e que permeia o Planejamento Estratégico da Justiça Federal 2015-2020.

Além da troca das lâmpadas, outras iniciativas vêm sendo implementadas pela SJCE com o intuito de garantir o desenvolvimento de um programa de sustentabilidade. Como a substituição de copos descartáveis por copos de uso individual; a destinação de material reciclado para cooperativa específica; e a instalação da usina solar fotovoltaica, na subseção de Limoeiro do Norte.

Gráfico indicativo de redução de Potência:

 Gráfico

 

Confira os tipos de lâmpadas que foram substituídas e os ganhos alcançados:

 

Tipo
Quantidade trocada

Potência - Fluorescente

(conjunto de luminária)

Potência - LED

(conjunto de luminária)
Economia (energia)
1  
Fluorescente PL  940 23W

8W

87%
LED  Bulbo
2  
Fluorescente Tubular 3.725 160W 40W 75%
LED Tubular
3  
Fluorescente Tubular 2.450 100W 18W 82%
LED Tubular
4  
Fluorescente HO 975 210W 40W 81%
LED HO
Top