Dia Mundial da Saúde – JFCE investe em ginástica laboral

Ação ocorre nas unidades da Capital e do interior do Estado

A Justiça Federal no Ceará (JFCE), por meio do Comitê de Qualidade de Vida no Trabalho, elaborou uma série de vídeos-aula de ginástica laboral com intuito de promover a conscientização sobre a importância da pausa no ambiente de trabalho e da prática de exercícios físicos regulares para melhorar a saúde. A ação, que contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, ocorre por ocasião do Dia Mundial da Atividade Física, 6 de abril, e do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril.

O DVD é composto por 10 aulas de ginástica laboral, elaboradas e realizadas pela equipe do Comitê, e um áudio de relaxamento preparado pela psicóloga Marilda Lipp, no final de cada aula. A ginástica laboral consiste em um programa de exercícios físicos direcionados para o local de trabalho, que visam fortalecer e alongar a musculatura que é mais utilizada na prática do trabalho e movimentar as regiões do corpo que permanecem, por muito tempo, na mesma posição.

Os benefícios da prática compreendem a prevenção de lesões por esforços repetitivos (LER/DORT), o relaxamento, o alívio das tensões, a diminuição do estresse, a melhora da autoestima, a motivação para o trabalho e o estímulo a um bom relacionamento interpessoal, enfim promover o bem-estar dos servidores.

A prática pode ser realizada no início do expediente, com o intuito de preparar e aquecer o corpo para o trabalho; no meio da jornada de trabalho, com o objetivo de realizar um intervalo, compensar os esforços repetitivos e as estruturas sobrecarregadas; e no final do trabalho, com o objetivo de relaxar e oxigenar os grupos musculares envolvidos na tarefa diária.

Os exercícios são demonstrados pela estagiária de Educação Física, Isabele Islai, que foi supervisionada pela servidora Ediene Santana de Oliveira, profissional formada em Educação Física.Os exercícios são demonstrados pela estagiária de Educação Física, Isabele Islai, que foi supervisionada pela servidora Ediene Santana de Oliveira, profissional formada em Educação Física.

Autor: Justiça Federal no Ceará